Fauna:
Biguás, garças, tuiuiu, onça pintada, capivaras, jacarés, cervos.

Flora:
Aroeira, ipês, peroba, canafistula, paratudo, aguapés etc.

Clima:
Seu clima é quente com temperaturas que variam entre 20º e 40º. As chuvas são constantes na época das cheias, principalmente nos finais de tarde.

Formação geológica:
Planície Pantaneira

Solos:
Solos aluviais

Geomorfologia:
Planície Pantaneira com altitude entre 130 e 160 m

Sobre a Região:
A vegetação, o rio, as baías, o clima e a fauna na área definem uma paisagem bastante convidativa à visitação, desde campos abertos até a mata fechada servindo de refúgio à fauna silvestre.
O município de MIRANDA-MS, faz parte de uma região privilegiada nos aspectos paisagísticos, agregando grande potencial para o desenvolvimento de atividades de pesquisas, lazer, recreação e ecoturismo.
Apresenta formação vegetacional característica do Pantanal, constituindo importante refúgio para a fauna silvestre.
Margeada, em uma de suas confrontações, pelo Rio Miranda, que forma desenhos na paisagem, dando origem às baías, que concentram jacarés, piranhas e peixes, transformando-se em área de visitação das mais variadas espécies de aves e fauna terrestre.
O rio é de grande importância na formação da bacia hidrográfica da região, a Bacia do Rio Paraguai.
O Pantanal é considerado como um dos maiores centros de reprodução do continente americano, é um dos maiores aglomerados de espécies animais do mundo
Inserido neste contexto, está o município de Miranda.
É possível perceber a presença da variadas espécies de aves ao percorrer este território. Em seu simples passeio pode-se avistar tucanos, araras, periquitos, cardeais, curicacas etc...Isto deve-se ao alimento farto e abrigo facilmente encontrado nas palmeiras e árvores de sete-copas que fazem parte da arborização urbana.
Os mamíferos e repteis também são facilmente avistados nos alagados próximos no perímetro urbano, principalmente, a capivara e o jacaré.
Tuiuiú, emas, martim pescadores, garças e outras espécies de pássaros estabelecem uma perfeita relação entre a natureza e o homem.
A Sucuri e a Onça são animais que ultimamente, são mais fáceis de serem vistos, devido à proibição da caça no Estado.

Recursos Naturais:
Em termos de potencialidade dos recursos naturais a área circunscrita a bacia hidrográfica do Paraguai é bastante promissora, seja na exploração mineral, na pecuária, ou para a pesca esportiva e o turismo.
Os principais cursos d'água do município são os rio Miranda, Salobra e Agachi.
O encontro das águas cristalinas do rio Salobra com as águas turvas do rio Miranda é um atrativo que o turista não pode deixar de conhecer.
Atualmente, com a política de pesca, adotada pelo Estado proibiu-se a pesca no rio Salobra, propiciando assim a procriação dos peixes.